quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Filha das letras

Depois de tantos anos de espera, finalmente consegui ter um antigo sonho realizado: Ler a coleção Sevenwaters em português do nosso país!

     Vim contar para vocês um pouco da história, ou melhor da minha história, meu caso de amor com essa autora que me encanta os olhos e o coração! Cada frase sua toca-me a alma e me deixa reflexiva por muito, muito tempo!
     Julliet Marillier, autora nascida na Nova Zelândia, consegue intercalar guerras, romances, aventura e tristezas em livros de fantasia, onde mistura Seres fantásticos e míticos, sempre buscando aprofundar-se um pouco nas lendas e histórias populares dos cenários de seus contos.
     Impressionante como seus livros me prendem do início ao fim, me fazendo esquecer tudo ao meu redor e me concentrar na história. Contos de fadas, geralmente, entrelaçados com a realidade dos seres humanos.
     Conheci seu trabalho há alguns anos enquanto trabalhava em uma biblioteca aqui na cidade minúscula em que vivo. Certa manhã encontrei um livro que me encantou subitamente assim que eu vi sua capa. Simplesmente linda, com cores suaves e mágicas... um tanto infantilizado... "A dança da floresta". Resolvi então levá-lo para casa e dar uma sacada se valia mesmo a pena lê-lo. Bom, esse livro nunca mais voltou para a biblioteca, nunca mais saiu da lista de meus livros favoritos, apesar de ser infanto-juvenil. Para falar a verdade, assim que o li, ele tornou-se o meu livro favorito, acho que o devorei umas quatro vezes! Fantástico! 
 
     Não preciso dizer que logo fui atrás de mais livros da autora. Porém não havia mais nenhum publicado no Brasil! Baixei então os PDFs de Portugal e imprimi TODAS as páginas do livro "A filha da floresta" (ed. portuguesa). Simplesmente o livro mais encantador que eu já li e nenhum outro, nem Filho das Sombras, conseguiu superá-lo. Era desconfortável ler as grandes folhas de A4 em letras minúsculas, porém é difícil explicar o quanto era prazeroso mergulhar naquela história cheia de tristezas, amizade e amor.
     Filho das Sombras também me surpreendeu e nele, Marillier conseguiu outra vez me prender à história de modo que não conseguia parar de ler. Contava os minutos para estar em casa e continuar a leitura, entrelaçando-me com a vida de suas personagens.
     Apesar de lindas e fantásticas, as histórias de Julliet Marillier me trazem um algo de "Eu não gostaria de estar no lugar desta personagem"... Sorcha sofre horrores no decorrer da história, é um conto de fadas maravilhosamente escrito, porém que eu não gostaria de viver! O contrário de Harry Potter ou Frodo Bolseiro, onde a gente se imagina em Hogwarts ou na Terra Média.
      Os livros de Julliet nos fazem sorrir, gargalhar e chorar copiosamente. Tocam fundo através da magia e das lendas antigas descritas em seus livros. Algo que me chama muito a atenção são os seres míticos descritos pela autora. Ela descreve seres fortes, magníficos e cruéis que servem à um propósito maior. Não deixa claro se são fadas, sílfides, ondinas... Apenas os descreve ricamente e nos deixa usar a imaginação. Então me pergunto... serão os seres mágicos tão sérios e cruéis, porém com um senso de justiça, como ela descreve em seus livros?
     Julliet me encanta e mal vejo a hora de ler Filha da Profecia que será lançado pela Editora Butterfly em 2014. Não li a edição portuguesa deste livro e estou esperando ansiosamente. Tanto as séries Sevenwaters e Wildwood conseguiram me cativar, apesar de ainda não ter lido O Segredo de Cibele, que pretendo um dia encontrar esta grande mulher para lhe agradecer pelas longas noites de sonhos e fantasias que ela me proporcionou!

=)


PS: A versão da capa brasileira do Filho das Sombras, na minha opinião ficou belíssima! Já não gostei muito da capa de Filha da Floresta. A Dança da floresta possui uma capa padrão para todas as edições pelo mundo!

Site oficial - Julliet Marillier

Nenhum comentário:

Postar um comentário