quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ela, primeira entre nós

Trago hoje um pouco de mitologia...

Por ter sido criada na igreja católica até os 14 anos, confesso que nunca ouvi falar de um terceiro personagem na "emocionante saga da criação do universo" presente no livro do Gênesis, na bíblia. Segundo as bíblias que eu li, (e olha que já li uma bíblia inteira) havia apenas Adão, Eva, Sol, coco, rede, Skol, sombra, água sem gás e os animaizinhos da música do Pe. Marcelo Rossi. Nada, nadinha que fizesse referência a Lilith. Ela não está presente nos textos "sagrados"... então me perguntei quem seria ela? Sua história? Onde encontrá-la?
Bom, encontrei primeiramente no Wikipédia um pouco de sua história, algumas interfaces de sua mitologia e seu significado. Já havia lido sobre isso antes, mas ainda estava confusa quanto a história.

Pelo que percebi, Lilith teria sido "criada" pelo "deus criador" antes mesmo de Eva. Lilith e Adão haviam sido feitos do mesmo material e, por serem iguais, ela recusava-se em servir e sucumbir aos desejos do marido. A posição de papai e mamãe para ela não era suficiente. Assim como ela desejava o direito ao voto, à usar calças compridas, direito ao trabalho. Adão não gostou nada dessa história, Lilith rebelou-se e foi embora do Eden e o pobrezinho ficou chorando, enquanto pedia ao seu deus uma mulher submissa. Então Eva aparece na história como boa moça. Até que Lilith a tenta a comer a maçã e fode com a vida do casal. Ainda faz com que Adão cometa adultério agravando ainda mais a situação da humanidade.

Lógico que mitos são mitos, mas podemos perceber o poder da sociedade patriarcal no desenvolvimento do planeta e vemos claramente o quanto, até os dias de hoje, a mulher foi posta em um espaço de submissão. fui a um casamento evangélico uma vez onde o pastor dizia que a mulher tinha que obedecer ao marido. Achei isso um absurdo, é claro! Enfim...

Lilith seria um exemplo para as mulheres da nossa sociedade, por esse motivo ela foi excluída da história. Mas não completamente. Reduzida à uma figura demoníaca que atormenta crianças e casamentos ela permanece nos mostrando que não devemos baixar a guarda. Que nós, mulheres devemos lutar pelos nossos direitos. Pois, se a história estiver correta, o criador nos fez inicialmente com o mesmo material de Adão. Somos tão fortes quanto os homens e poderemos ir ainda mais longe do que já chegamos. Lilith é um exemplo de que não devemos desistir de lutar pelos nossos direitos e sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário